Ponto Reflexo



Os 5 elementos

AS RELAÇÕES DE GERAÇÃO E DE INIBIÇÃO DOS CINCO ELEMENTOS

A noção de geração envolve o processo de produzir, crescer e promover. Seguindo essa ordem, a madeira gera o Fogo, o Fogo gera a Terra, a Terra gera o Metal, o Metal gera a Água e a Água gera Madeira.

Com base nos conhecimentos gerais é fácil entender que a Madeira, por sua combustão, é capaz de gerar o Fogo, assim como promover sua intensidade.

Após a combustão da Madeira, restam as cinzas, que são incorporadas a Terra. Ao longo dos anos, a Terra, sob o efeito de grandes pressões, produz os Metais. E dos metais e rochas brotam as fontes de água. Por outro lado, a Água dá vida aos vegetais e, gerando a Madeira, fecha o ciclo da natureza. A esse tipo de relacionamento, onde cada elemento gerado dá existência a outro elemento, os antigos denominavam relação Mãe-Filho. Mãe é o elemento que gera o elemento em questão, no caso Filho. Assim, a Água é Mãe da Madeira, e esta é Filha da Água.

Outro relacionamento entre os Cinco Elementos é o da inibição que traz implícita a idéia de combate, restrição e controle.

A ordem dessa relação é que a Madeira inibe a Terra, a Terra inibe a Água, a Água inibe o Fogo, o Fogo inibe o Metal e o Metal inibe a Madeira.

Na concepção antiga sobre a natureza, o Metal tem a capacidade de cortar a Madeira, e, além disso, as rochas no solo podem impedir o crescimento da raiz das árvores (Madeira). A Madeira cresce absorvendo os nutrientes da Terra, empobrecendo-a, e as raízes das árvores, quando muito longas, perfuram e racham a Terra.

A terra , por seu lado, impede que a Água se espalhe, absorvendo-a que a Água possa inibir o Fogo é muito compreensível. O Fogo inibe o Metal, pois o Metal é derretido pelo Fogo.

No relacionamento de inibição, há duas facetas que apresentam também um aspecto direto e outro indireto. Por exemplo: a Madeira é inibida pelo Metal, mas ele inibe a Terra. Nesse relacionamento de inibição, entre os Cinco Elementos ainda existe inter-relacionamento direto ou indireto entre eles. Assim, pode haver uma contra-inibição, na qual o inibidor pode ser inibido.

Por exemplo, normalmente a Água é inibidora do Fogo, mas se este se apresentar intenso e a Água em pequena quantidade, haverá uma inibição da Água. Todas essas relações só se objetivarão sob certas condições. Desta maneira, para gerar, há necessidade de que o elemento não se encontre em deficiência. Para inibir, é necessário que esteja numa boa condição energética.

Na terapia chinesa, a teoria dos Cinco Elementos e suas inter-relações aplicam-se à fisiopatologia das doenças.

APLICAÇÃO DA TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS
NOS VÁRIOS SISTEMAS DO ORGANISMO

Os órgãos do corpo humano podem ser classificados conforme os Cinco Elementos.

O conceito de órgão, de vísceras, assim como seus inter-relacionamentos segundo a Teoria dos Cinco Elementos, é um lado empírico da terapia chinesa.

O coração, por exemplo, é de Fogo; sua Mãe é o Fígado (Madeira) e seu Filho é o Baço-Pâncreas, que é de Terra. No caso de o Coração estar enfraquecido, devemos fortalece-lo ou então tonificar o Fígado, sua Mãe. Se o Coração está excessivamente energético, devemos diminuir a sua energia, ou a razão de ser mesmo em nossos dias. Sabemos que, em muitas situações, o Pulmão pode ajudar a função dos Rins; como no caso do controle do ácido básico do organismo.

O Fígado, ao fornecer glicose, fornece também energia vital ao trabalho do miocárdio. Os órgãos supra-renais atuam na conversão do glicogênio em glicose pelo Fígado. Assim, o Fígado inibe o Baço-Pâncreas, porque o Coração necessita de oxigênio do Pulmão que, por sua vez, necessita da energia gerada pelo Fígado. Nessas situações, o volume sanguíneo necessário ao Fígado e fornecido, em parte, pelo Baço.

Desse modo, o desequilíbrio que atinge um determinado órgão pode ter sua causa em outro órgão; da mesma forma, um desequilíbrio energético do organismo pode propagar-se ou mesmo transformar-se em outro tipo de desequilíbrio.

O estudo e a adoção da Teoria dos Cinco Elementos e das correlações entre desequilíbrios energéticos do organismo podem servir como guias seguros no tratamento e controle dos efeitos e propagação de determinados desequilíbrios para outras partes do corpo. Assim, o processo de tratamento é mais rápido e a melhora mais célere.

Vídeo

Redes Sociais

"A Reflexologia trazendo o equilíbrio e harmonização ao seu corpo"